SMARAPD
Voltar para a home Menu
Área do Cliente

SMARAPD

Colaborador da SMARAPD ministrará curso na área contábil em Vitória/ES

Lorem ipsum dolor sit amet

Durante a oportunidade, os participantes poderão atualizar-se sobre o SICONFI e Matriz de Saldos Contábeis (MSC).
 
Entre os dias 04 e 05/02 será realizado em Vitória/ES, o curso sobre Matriz de Saldos Contábeis – MSC e SICONFI, com a participação do analista contábil e colaborador da SMARAPD, Ilson Camolezi. Durante o evento, Camolezi irá ministrar o conteúdo direcionado aos fundamentos da taxonomia empregada para a prestação de contas ao portal SICONFI, aos aspectos relacionados às prestações de contas, bem como a matriz de saldos contábeis (MSC).
 
O curso, direcionado aos agentes públicos e servidores em geral - tesoureiros, controladores, auditores, contadores, servidores, assessores e consultores na área contábil, de informática e outras áreas afins, tem como objetivo transmitir aspectos teóricos e práticos sobre os temas abordados, com enfoque na legislação federal que aprova a prestação de contas, a geração da MSC e sobre os entendimentos da STN acerca dos principais pontos do SICONFI, das taxonomias e da MSC.

Ilson Camolezi ressalta a importância da parceria das instituições para o aperfeiçoamento contínuo da contabilidade pública. “Os gestores devem ter atenção ao disponibilizar as informações que são geradas pela contabilidade e buscar a maior transparência possível.”, lembrou.

Sobre a Matriz de Saldos Contábeis – MSC
A Constituição Federal de 1988 garantiu o direito de acesso às informações públicas e, a Matriz de Saldos Contábeis, é pensada e desenvolvida para ser uma estrutura padronizada de coleta de informações contábeis e fiscais dos entes da Federação para fins de elaboração das declarações do setor público brasileiro, que, conforme definido na Nota Técnica nº 3/2013/CCONF/SUCON/STN/MF-DF, abrange os relatórios fiscais (RREO e RGF), as demonstrações contábeis (BO, BP, BF, DVP e DFC), e a DCA (Demonstrativo Consolidado Anual). Essa estrutura reúne uma relação de contas contábeis e informações complementares e será produzida a partir do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP e suas informações complementares.

A principal vantagem da utilização da MSC é a possibilidade de elaboração automática das declarações que são enviadas à STN, ou seja, ao invés de preenchê-las no site de envio ou de elaborá-las e enviá-las uma a uma, o envio da MSC será suficiente para a elaboração de todas as declarações automaticamente, tendo como produto final a geração dos relatórios definidos na Nota Técnica, além de permitir aos usuários da informação consultas em tempo real.

Mais informações:
http://www.fest.org.br/fest2018/cursos/seminovo/04-e-05-02-19-folder-matriz-de-saldos-contabeis-e-si...

 
“VII Workshop XBRL – Taxonomia Siconfi e MSC”
Gestores públicos, profissionais de contabilidade, da área de TI e outros profissionais envolvidos com prestações de contas dos entes Federados participaram entre os dias 05 e 06/12/18, do “VII Workshop XBRL – Taxonomia Siconfi e MSC”, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional, na Escola de Administração Fazendária – ESAF, em Brasília/DF.

A atividade foi ministrada pelo analista contábil e colaborador da SMARAPD, Ilson Camolezi, que abordou temas direcionados para a geração da Matriz de Saldos Contábeis – MSC utilizando taxonomia XBRL GL. O workshop teve como objetivo compartilhar e incentivar a busca pelo conhecimento sobre o padrão XBRL, fomentando o aumento de envio de instâncias XBRL dos relatórios contábeis e fiscais, bem como a geração da Matriz de Saldos Contábeis – MSC utilizando a taxonomia XBRL GL.

Unidade Gestão Pública

16 2111-9898

Unidade de Dados Variáveis

16 2137-9898
R. Aurora,446 • Vila Tibério • Ribeirão Preto, SP • CEP 14050-100