SMARAPD
Voltar para a home Menu
Área do Cliente

SMARAPD

SMARAPD forma comitê para implantação de programa 5S 

Lorem ipsum dolor sit amet

Metodologia criada no Japão para gestão de qualidade empresarial visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. 

Uma equipe com profissionais de vários setores da SMARAPD formou um comitê para iniciar um trabalho com o motivo de implementar o Programa 5S na empresa.5S é um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização.

O Programa 5S normalmente é implementado como um plano estratégico para que alguns aspectos fundamentais da empresa comecem a apresentar melhorias rumo à qualidade total.WhatsApp Image 2020-08-13 at 080819
A junção no número “5” com a letra “S” vem de cinco palavras japonesas que começam com S: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seiso (senso de limpeza) Seiketsu (senso de padronização) e Shitsuke (senso de disciplina).

A necessidade surgiu ao se verificar a falta de padronização na estrutura de algumas salas e a necessidade de melhorar a organização da empresa como um todo.“Tudo isso vem de encontro ao que o programa propõe, pois prevê o descarte do que é inútil, a limpeza e padronização de todas as coisas e a disciplina e ordem em todos os aspectos.

A principal vantagem do programa 5s é a facilidade que ele tem de provocar mudanças comportamentais em todos os setores das empresas”, explica Maria Elisa de Oliveira Sepúlveda, secretária executiva, que faz parte do comitê 5S. Ela já teve a oportunidade de liderar um programa semelhante e acompanhar a implementação do 5S em outra empresa. Somam-se a ela no comitê os colaboradores Fabrício Massola, Luciano Bortoloti, Luciano Lemes, Viviane Moraes, Laura Rosa, Maurício Affonso, Manoel Ribeiro, Oliveira Batista, Lucas Romano e, como patrono do grupo, o diretor Frank Marlon.

O comitê já iniciou os trabalhos e estão em fase de planejamento das ações e definição do cronograma. Entre as atividades programadas está a implementação do programa em áreas piloto que contará com o apoio das lideranças de cada setor.

Para esta fase, as áreas pilotos foram fotografadas e o próximo passo será a análise da estrutura de cada uma e ver o que será necessário para adequação.

Unidade Gestão Pública

16 2111-9898

Unidade de Dados Variáveis

16 2137-9898
R. Aurora,446 • Vila Tibério • Ribeirão Preto, SP • CEP 14050-100