SMARAPD
Voltar para a home Menu
Área do Cliente

SMARAPD

IDC Brasil discute o atual cenário do mercado latino-americano de TI com líderes da indústria

Lorem ipsum dolor sit amet

Segundo a IDC Brasil, empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de Tecnologia da Informação, telecomunicações e mercados de consumo em massa de tecnologia, as tendências do mercado de tecnologia – marcadas por um ano de grandes desafios – é um assunto discutido por especialistas da área. Em 2015, com a crise econômica brasileira, vários setores vêm passando por sacrifícios – principalmente o setor de tecnologia. A alta do dólar, a inflação e a economia em baixa influenciam nos investimentos ao setor de tecnologia, deixando o mercado muito instável.
Em março de 2014, os principais institutos de pesquisas previam que todos os países da América Latina teriam crescimento promissor em 2015. Doze meses depois, o cenário se inverteu. A previsão do crescimento do PIB no Brasil em 2015, por exemplo, era de 2,5; agora, é a de que seja de -1,3%. Isso é um reflexo das incertezas que pairaram sobre o Brasil no pós-eleições presidenciais em 2014. 
Ao observar o percentual que a tecnologia representa no PIB em cada um dos países da América Latina, percebe-se que, no Brasil, esse índice chega a 2,5%. Em países desenvolvidos, esses gastos são maiores. “O consumo no Brasil ainda é muito orientado em hardware. Nos países maduros, temos valores abaixo de 40% e 45% e, por aqui, segundo o estudo IDC Worldwide Black Book, o índice chega a 58% (com 23% de serviços e 19% de software)”, diz o CEO da IDC. Outra questão é a concentração dos investimentos: em apenas dois anos, houve uma diminuição na participação total dos investimentos no sudeste, mais precisamente no eixo Rio/São Paulo, que acabou espalhando-se para outras regiões. 

Unidade Gestão Pública

16 2111-9898

Unidade de Dados Variáveis

16 2137-9898
R. Aurora,446 • Vila Tibério • Ribeirão Preto, SP • CEP 14050-100