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SMARAPD promove workshop: Cuidados Com o Último Ano de Mandato e a Nova Missão do Controle Externo

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O workshop acontecerá no dia 5 de agosto na sede da ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto – tendo em vista que no ano de 2012, último ano de mandato da gestão anterior, 332 prefeituras tiveram suas contas de 2012 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, correspondendo a 52% do total. Ou seja, mais da metade dos prefeitos tiveram suas contas com pareceres desfavoráveis à sua aprovação.
Diante da atual crise econômica e política, com recessão, aumento da inflação e queda de arrecadação, vislumbram-se inúmeras dificuldades para o ano de 2016, o que exigirá maior cautela dos administradores públicos.
 
 
Com a convicção de que capacitar os servidores e gestores públicos é fundamental para evitar o acesso a esta estatística, bem como, entendendo que uma estrutura funcional adequada e devidamente capacitada é o maior legado a ser deixado à sociedade, a SMARAPD traz à Ribeirão Preto o Workshop Cuidados Com o Último Ano de Mandato e a Nova Missão do Controle Externo, que será conduzido por Maurício Castro –  especialista em finanças públicas com 35 anos de experiência, ex-Diretor Técnico de Fiscalização no TCE/SP, que atuou também como Chefe de Contabilidade na Prefeitura do Munícipio de São Paulo e idealizador do AUDESP, projeto condecorado com o prêmio Mario Covas, na categoria “Excelência em Gestão Pública”, além de ser membro do GTREL da STN e palestrante em temas relacionamentos à gestão pública e LRF nos Congressos da ACOPESP, CRC, APM, UVESP, IRB, ECP TCE/SP.

 
Para Castro, o maior objetivo é o aprimoramento, sensibilização e a avaliação dos servidores responsáveis pela estrutura e procedimentos necessários, para fazer frente aos novos compromissos sucedidos com as exigências impostas pela Lei de Responsabilidade, sobretudo, neste último ano de exercício, além da Lei de Transparência, a nova contabilidade pública, o avanço do controle social e, principalmente, a modernização dos Tribunais de Contas. “O workshop destina-se à capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam diretamente no planejamento e controle das finanças públicas, em especial aos supervisores e técnicos ligados aos setores da contabilidade, controle interno, tesouraria, almoxarifado, patrimônio, planejamento, controladores de recursos vinculados à educação, saúde, convênios e aos dos repasses ao terceiro setor”, comenta.
 
Mais informações sobre a programação no link: http://www.smarapd.com.br/treinamento-conteudo.php?idT=69

Informações e inscrições pelo e-mail marketing@smarapd.com.br

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SMARAPD passa com sucesso pela auditoria de recertificação do FSC

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No último dia 15 a SMARAPD recebeu a visita de Erick Cassiano da APCER Certificadora para auditar os processos realizados pela unidade de Dados Variáveis, na ocasião foram avaliados os departamentos de  PCP, Compras, RH, Impressora, Envelopadora, OFFSET, Almoxarifado, Faturamento e Arte & Criação.

O resultado da auditoria foi um sucesso, a SMARAPD foi aprovada sem qualquer não conformidade. Para Manoel Ribeiro, o resultado disso é muito positivo, pois a empresa está recomendada a manter a certificação. “Em agosto deste ano o antigo certificado – conquistado em 2011 – perderá a validade, porém devido ao sucesso desta auditoria, realizada no último dia 15, faremos a migração do certificado antigo para o novo com duração para mais cinco anos de uso, portanto até 2021, com isso passaremos também a ter um novo número de certificado. Contudo, anualmente continuará ocorrendo a auditoria de manutenção para conferir se os processos estão em conformidade com a certificação alcançada”, comenta Ribeiro.

Importância da Certificação FSC
A renovação do certificado qualifica a SMARAPD como uma organização que segue os padrões estabelecidos pela Cadeia de Custódia do FSC, sendo assim considerada uma empresa que atesta a produção responsável de produtos florestais, permitindo que os consumidores e as empresas tomem decisões conscientes de compra, beneficiando as pessoas e o ambiente. O FSC é a certificação florestal de maior credibilidade internacional e incorpora de forma igualitária os interesses de grupos sociais, ambientais e econômicos.


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Aos 36 anos SMARAPD participa da edição comemorativa de revista ribeirãopretana

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A SMARAPD participou da edição 817 da Revista Revide, em comemoração ao aniversário de Ribeirão Preto.

O lançamento oficial da revista ocorreu último dia 17 em um café da manhã no Hotel Mont Blanc em Ribeirão Preto, estiveram presentes empresários que participaram da edição especial e imprensa local.

O evento contou com a palestra do professor doutor Alberto Borges Matias, fundador da FEARP/USP e professor titular em Finanças da mesma instituição, que abordou sobre os desafios das empresas diante da crise política econômica que atravessamos e sobre a perpetuação das empresas das instituições privadas sediadas em Ribeirão. “O ano que vem, 2017, é o fundo do poço, porque vai arrastar tudo que vem acontecendo na economia até agora. Por isso, o empresário tem que olhar para frente”, afirma Matis.


Na ocasião a SMARAPD esteve representada por José Carlos Porto e Erlon Magnani, diretores e Fernanda Meda, analista de marketing da SMARAPD.
Na matéria sobre a SMARAPD relata a trajetória da empresa e como Ribeirão está inserida nesta história.

Acesse o link abaixo e confira a matéria sobre completa sobre a SMARAPD:
http://www.revide.com.br/edicoes/impressa/817/#page/150


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Prêmio Conip de Inovação consagra o sistema Siconfi como o grande vencedor

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O Siconfi - Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro –
desenvolvido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), foi criado por uma equipe multidisciplinar e contou com participação do nosso coordenador de contabilidade, Ilson Camolezi que se juntou a uma equipe de aproximadamente 20 pessoas para implementação deste projeto.

O Siconf destacou-se pelos ganhos de eficiência, redução de burocracia e promoção da transparência no Prêmio Conip de Excelência realizado no 22º Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública – Conip 2016.
Dos 12 projetos finalistas, selecionado entre mais de 30 inscritos, o Siconfi destacou-se, e principalmente pela promoção da transparência e controle social.

O congresso aconteceu nos dias de 6 e 7 de junho, na cidade de São Paulo e contou com mais de 500 participantes, entre eles presidentes e diretores de empresas públicas de TI, diretores de TI dos poderes Executivo, Judiciário e gestores públicos.

Nesta entrevista Ilson Camolezi conta um pouco sobre como foi participar do Projeto Siconfi.

SMARAPD e-news: Como você se sente tendo participado deste projeto de tamanha repercussão?
Camolezi: Sentimento de patriotismo primeiramente, pois na contramão das notícias que vemos rotineiramente nos últimos tempos sobre as mazelas do governo, coisas boas e de interesse público também nascem e o Projeto SICONFI –  que preza sobre a transparência pública – veio para mostrar que ainda existe os dois lados do governo, os que trabalham a favor de formas ilícitas –  utilizando a máquina pública –  e os que trabalham e almejam um país melhor para seus descendentes. Em segundo lugar o sentimento de satisfação, pois empenhei, junto à toda  equipe que participou do nascimento do Projeto SICONFI, quase dois anos de minha vida para ter essa grata notícia.

SMARAPD e-news: Conte resumidamente como fez para participar deste projeto?
Camolezi: A minha participação deu-se pela escolha de meu currículo, através de licitação por parte da STN em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, em esfera técnica para integrar assim a equipe da STN. Tomei conhecimento do projeto e do recrutamento por parte da STN, por meio do corpo técnico da ABRASF (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais) que faz parte integrante das discussões contábeis na STN, veiculado através de seus membros as informações, onde me inscrevi e concorri com candidatos, em nível nacional.

SMARAPD e-news: Você saberia estimar a quantidade de pessoas que participaram deste projeto?
Camolezi: Trabalharam nesse projeto colaboradores da STN (COSIS e CCONF), SERPRO (Brasília e Fortaleza) e consultores externos (dois estrangeiros e eu) no total cerca de 15 a 20 pessoas entre as áreas de negócio (STN e consultores externos) e de desenvolvimento (SERPRO).

Sobre o sistema
O Siconfi é uma ferramenta destinada ao recebimento de informações contábeis, financeiras e de estatísticas de um universo que compreende todos os poderes e órgãos dos 5.569 municípios, 26 Estados, do Distrito Federal e de União.

Ele permite acesso ao maior repositório de informações contábeis do setor público brasileiro, que desperta amplo interesse de pesquisadores, jornalistas, estudantes, órgãos de controle, gestores públicos e movimentos sociais empenhados na avaliação da performance orçamentária e fiscal de Municípios, Estados, Distrito Federal ou União.

O desenvolvimento do Siconfi coube a diversas coordenações da STN, lideradas pela Coordenação-Geral de Sistemas de Informação (COSIS) e a Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF), em parceria com o Serpro. Levou em conta as boas práticas internacionais na área de transmissão e processamento de dados, além da necessidade de fazer face ao crescente fluxo de informações produzidas pelas unidades federativas.

A tecnologia escolhida pela STN para fazer parte do escopo do Siconfi é padrão XBRL, otimizando para aplicação na área de negócios e transmissão de dados financeiros e amplamente utilizado em vários países.

Fonte: <http://fazenda.gov.br/noticias/2016/junho/sistema-do-tesouro-nacional-e-grande-vencedor-do-premio-co...>

Foto: <http://www.conipsp.com/premio.php>


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Unidade Gestão Pública

16 2111-9898

Unidade de Dados Variáveis

16 2137-9898
R. Aurora,446 • Vila Tibério • Ribeirão Preto, SP • CEP 14050-100