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SMARAPD participa de Workshop sobre contabilidade pública em Brasília/DF

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A Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio da Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF), promoveu o evento “V Workshop XBRL - Taxonomia Siconfi e a Matriz de Saldos Contábeis”, entre os dias 19 a 21 de julho de 2017, na ESAF - Brasília.

O objetivo do evento foi compartilhar e incentivar a busca pelo conhecimento sobre o padrão XBRL e fomentar o aumento de criação de instâncias XBRL e da Matriz de Saldos Contábeis, por meio da utilização do Siconfi.

Com carga horária de 24 horas, participaram do workshop profissionais da área de Tecnologia da Informação e/ou de Contabilidade especializados com atividade de prestação de contas dos entes da Federação. A SMARAPD foi representada pelos coordenadores do sistema SMARcp, Valdeir Oliveira e Ilson Camolezi.

Segundo o coordenador contábil da SMARAPD, Valdeir Oliveira, a participação em eventos como esse é de suma importância, pois contribui com a atualização e conhecimento quanto as novas exigências das STN, de acordo com as alterações para Contabilidade Pública, facilitando o desenvolvimento e atualização no nosso sistema, permitindo a discussão e levantamento de novas informações.
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6º SGESP acontece em Ribeirão Preto/SP com a participação da SMARAPD

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Realizado nos dias 19 e 20 de julho o 6º Seminário de Gestão Pública Fazendária - SGESP, promovido em parceria com a Secretaria da Fazenda da Prefeitura Municipal e com o Fórum Permanente de Secretários/Diretores Municipais de Finanças e Fazenda do Estado de São Paulo, o Sefin/SP, reuniu cerca de 600 pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos de órgãos da gestão pública municipal para discutir assuntos relacionados às recentes conquistas e ao futuro das cidades.

O evento, considerado um dos mais importantes do segmento no país, aconteceu no anfiteatro da faculdade Estácio, em Ribeirão Preto/SP, e contou com a presença representantes de 177 cidades, reunindo grandes nomes ligados às áreas de finanças públicas, como contabilidade, controladoria, orçamento e tributação.

A SMARAPD participou como um dos patrocinadores do evento pelo sexto ano consecutivo. Com estande montado no evento, a empresa foi representada pela equipe comercial, além da presença de colaboradores do departamento de marketing e P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e de sistemas como SMARtb e SMARcp. Além disso, no dia 20 de julho, colaboradores da equipe de consultoria contábil ministraram a palestra: “Prestação de Contas: Comparativo entre STN e TCE-SP”, no auditório principal.

De acordo com o coordenador comercial da SMARAPD, Maurício Affonso, a participação foi importante para consolidar a presença da marca no interior de SP como uma das principais desenvolvedoras de softwares para gestão pública do país. “Prefeitos e secretários participavam das palestras e aproveitavam os intervalos para conhecer os diferenciais da SMARAPD. Fortalecemos nossos contatos, resgatamos prospecções importantes, mostramos nossa forte atuação nas regiões de abrangência dos nossos clientes e ressaltamos nossas soluções para entidades como Prefeituras, Câmaras de Vereadores, entre outras”, destacou.

"Foram dois dias de muita troca de informações técnicas e legal. Debate das experiências, esclarecimento de procedimentos e debate das dificuldades sobre temas ligados as finanças públicas com o envolvimento de grande público. Palestrantes renomados e que só valorizam o seminário. Foi um sucesso e saímos daqui já planejando o próximo evento, ano que vem", declarou Francisco Sérgio Nalini, promotor e idealizador do evento.
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SMARAPD realiza capacitação no SAE de Ourinhos/SP

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Os colaboradores da SAE - Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos/SP participaram de um treinamento e capacitação visando às funcionalidades que possibilitam controle de vários sistemas de gestão entre eles, de atividades, protocolo, atendimento, ouvidoria, controle e gerenciamento do arquivo.

Cerca de 40 servidores foram capacitados entre os dias 10 e 14 de julho. O treinamento foi concebido em cinco módulos, administrativo, atendimento/processos, análise/encaminhamento, gestão de atividades e arquivo morto.

De acordo com Daniel Araújo Pereira, analista de suporte da SMARAPD, o objetivo da capacitação visou treinar profissionais da SAE para manuseio dos sistemas de gestão da SMARAPD de forma a assegurar confiabilidade e segurança “Capacitações com essa permitem a atualização do usuário tanto em processos de tramitação, gerenciamento de ordem de serviços como no sistema de ouvidoria, no qual ocorrem à entrada de reclamações, sugestões e denúncias, explicou Daniel”.

Conforme Luciano Fernandes de Menezes, analista de suporte da SMARAPD presente também na capacitação “o treinamento de reciclagem possibilita, por exemplo, detectar problemas em determinado departamento, o que tem que ser feito; qual o plano de ação a ser posto em prática, seja a curto, médio ou longo prazo”.

Para a Diretora Administrativa da SAE Edna Valentina Domingos, uma ouvidoria on-line eficiente além de oferecer ao munícipe transparência e acompanhamento de sua solicitação pelo site facilita a tramitação dos processos e solicitações.
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SMARAPD participa de encontro sobre Comunicação Interna em Ribeirão Preto/SP

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A Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) é uma entidade que há 50 anos produz e dissemina conhecimento no âmbito da comunicação, além de dignificar o papel do comunicador, realizou o 4º Encontro Aberje Noroeste Paulista, em parceria com a SimplificaCI, Comuninter e Sevna.

O Encontro, inédito em Ribeirão, foi realizado no dia 4 de julho, com o tema “Os Desafios da Comunicação Interna”, com o objetivo de fomentar a integração entre comunicadores e discutir boas práticas do segmento. O local da atividade foi o auditório do Supera Parque.

Segundo a analista de Recursos Humanos, Lívia Coltri, a participação em eventos como esse contribui para o direcionamento das atividades diárias do departamento “Trabalhar com comunicação interna exige conhecer os diferentes públicos existentes na empresa, saber atuar com cada um deles, lembrando sempre da importância da parceria com o departamento de marketing e coordenação durante os processos de comunicação interna”, observa.

Para a analista de marketing, Marília Fernandes, o objetivo da comunicação interna é promover a integração entre a empresa e seus colaboradores “ao alinharmos a comunicação interna, construindo conhecimento e canalizando as informações em seus respectivos canais de comunicação, promovemos o engajamento das equipes, tornando o trabalho mais produtivo e o clima interno harmonioso e saudável”, finaliza.
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