SMARAPD
Voltar para a home Menu
Área do Cliente

SMARAPD

Lei municipal inclui Seminário de Gestão Pública no calendário oficial de eventos da cidade

Lorem ipsum dolor sit amet
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, promulgou no dia 3 de março a Lei nº 13.445 que inclui o Seminário de Gestão Pública no calendário oficial de eventos do município. Este ano o encontro acontecerá nos dias 29 e 30 de julho e abordará temas como: orçamento, finanças, tributação, contabilidade e controladoria.


Com o objetivo de promover a troca de experiência e aprendizado na aplicação das legislações inerentes às diversas áreas, serão realizadas palestras, workshops e oficinas técnicas.


Para o secretário da Fazenda, Francisco Sérgio Nalini, o apoio da prefeitura é fundamental e firma o evento como referência no segmento da gestão pública a nível nacional. “Tivemos um alcance positivo e, a partir de agora, com a efetivação do evento no calendário oficial do município, temos trabalhado para trazer novidades e dar continuidade na disseminação do conhecimento de forma gratuita”, destacou Nalini.


Em 2014, o encontro contou com a participação dos principais expoentes do segmento de controladoria e contabilidade, gestão e administração tributária do país.
Foram mais de 700 inscrições, de 158 cidades e sete Estados. Mais de 20 palestras
e workshops proporcionaram conhecimento para servidores dos setores de finanças
e economia.
Ler tudo

Prefeitura de Nova Odessa é novamente cliente da SMARAPD

Lorem ipsum dolor sit amet
A SMARAPD resgatou para seu quadro de clientes a Prefeitura de Nova Odessa, retomando em 2015 o contrato com a prefeitura em um novo projeto.

A cidade de Nova Odessa é considerada um dos maiores polos de desenvolvimento do interior do Estado de São Paulo, agrega a tranquilidade de uma cidade pequena ao dinamismo de um grande polo de desenvolvimento.
A cidade está no centro da Região Metropolitana de Campinas e possui aproximadamente 50 mil habitantes. Conhecida como "Paraíso Verde" pelo respeito ao Meio Ambiente, Nova Odessa é marcada pelo desenvolvimento sustentável, agregando a tranquilidade de um município pequeno ao dinamismo de um grande polo de crescimento industrial, comercial e de serviços.  Destacando-se por ser o 1º município da região no tratamento de esgoto doméstico. Segundo a FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, Nova Odessa é 26º melhor cidade do Brasil, levando em conta as três principais áreas de Desenvolvimento Humano, Emprego e Renda, Educação e Saúde.

O contrato com a SMARAPD foi assinado dia 13 de março e a ordem de serviço foi emitida em 30 de março. Nesta mesma data iniciou-se os serviços do projeto para a implantação, que contou com a participação de 16 membros da prefeitura e com a equipe de projetos SMARAPD, entre eles Evandro Bortoliero e Fabrício Massola, além do consultor de negócios e principal responsável por este contrato, Jean Bueno.

Os sistemas que participam desse contrato são: SMARCP, SMARTB (com ISSweb e NFe), SMARRH, SMARAM, SMARSA, SMARIT e frotas.

Segundo Jean, a importância da retomada desse cliente se dá, pois, "o município de Nova Odessa tem um grande destaque dentro da Região Metropolitana de Campinas, região esta que representa 1,8 do PIB Nacional e 7,81 do PIB Estadual. Esses dados demonstram a importância de conseguirmos formalizar novamente uma parceria de trabalho. Agradeço a toda equipe Smarapd pelo empenho neste trabalho, pois foi intenso" ressalta.


Ler tudo

Produção da temporada de Dados Variáveis apresenta aumento

Lorem ipsum dolor sit amet
O balanço desta temporada, em termos de produção da Unidade de Dados Variáveis da SMARAPD, foi muito positivo, com um aumento de 12% na impressão de documentos, comparado ao mesmo período do ano passado.
Com relação a produção de carnês de tributos, também houve um aumento de 12%, comparado ao mesmo período do ano anterior.
Cada mês possui sua particularidade na produção. E dezembro é produzido um número menor de Ordens de Serviços, porém de clientes com alto volume de impressão. Em fevereiro é produzido um número maior de Ordens de Serviços, entretanto de clientes com um menor volume de impressão. Dentre os casos é possível destacar os carnês de pequenas cidades e carnês de ISS e taxas.
Dentre os principais clientes, os três que possuem maior quantidade de carnês são: Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, com 291.614 carnês, OAB- SP (Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de São Paulo), com 265.028 carnês, e Prefeitura Municipal de Sorocaba, com 260.572 carnês.
No mês de março o trabalho atendeu 1.590.808 carnês de tributos e a estimativa é que a temporada termine neste mês de abril.


Ler tudo

Solucionar os problemas dos centros urbanos depende das mudanças na administração pública

Lorem ipsum dolor sit amet
Desde 2008, mais da metade da população mundial começou a viver em cidades, fazendo com que especialistas do mundo todo discutam o tema urbano e os problemas das cidades. Esse fato é destaque de uma matéria da Revista Exame, que apresenta que a resolução desses problemas só será possível com o aumento da qualidade na administração pública.

A inovação e modernização tem ocorrido há anos no setor privado e entre as pessoas, porém, anda obsoleto no que diz respeito ao setor público. A era da informação atingiu a todos, menos a administração pública, e isso é muito importante para o desenvolvimento, porém é necessário não alimentar a ilusão de que a tecnologia por si só vá resolver os problemas da gestão pública. Para isso é preciso ter definição clara de objetivos, profissionais preparados, parcerias com o setor privado, transparência e controle de resultados.
A população está menos tolerante com o abismo que se formou entre a eficiência do setor público e a do privado. Enquanto a produtividade do setor privado cresce a do setor público cai. Nas próximas décadas, a pressão deve aumentar sobre os prefeitos pois a administração pública e as cidades serão cada vez mais afetadas pela tendência de digitalização. A eletricidade e o telefone demoraram décadas para se instalar nos lares da população mundial, a internet conseguiu esse feito em uma década e hoje também está nas ruas por meio dos celulares.
As inovações exigirão uma capacidade de gestão muito maior. A outra metade da população mundial, que ainda não mora nas cidades, está ansiosa para migrar para elas. Com tanta novidade a caminho, seria um grande erro não preparar o funcionalismo para esse novo mundo.
A matéria completa está disponível no site da Revista em:
http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1071/noticias/os-segredos-das-cidades-inteligentes


Ler tudo

Unidade Gestão Pública

16 2111-9898

Unidade de Dados Variáveis

16 2137-9898
R. Aurora,446 • Vila Tibério • Ribeirão Preto, SP • CEP 14050-100