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Cobertura dos 35 anos SMARAPD

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A SMARAPD tem como um de seus fundamentais princípios a valorização da “nossa gente”, do ser humano, preservando a integridade moral e social e o tratando com respeito, criando possibilidades de desenvolvimento e incentivando a criatividade e proatividade de seus colaboradores. Para celebrar a comemoração dos 35 anos da empresa, a SMARAPD trabalhou em uma campanha comemorativa de três importantes valores que refletem a atuação da empresa junto ao público com o qual se relaciona: inovação, parceria e sustentabilidade. Além disso, foram promovidas duas palestras voltadas para a melhoria pessoal e no ambiente corporativo e ações interativas para integrar seus colaboradores neste grande momento.

Na quarta-feira, 25 de fevereiro, os colaboradores participaram da palestra com o tema “Educação Financeira”, com a exposição do consultor Samir Rodrigues. Com formação em Ciências Jurídicas, Pós-Graduação em Gestão Empresarial e com mais de 30 anos de atuação na área de Gestão de Pessoas, Rodrigues trouxe para os presentes uma reflexão sobre a importância do propósito, do planejamento e das metas, não se tratando apenas de uma técnica, mas um hábito a ser praticado. O profissional destacou também a importância de ações como o Ciclo de Palestras como forma de complementar a formação profissional dentro da empresa.
“Iniciativas como essa são fundamentais e proporcionam exemplos práticos de como as pessoas podem participar não só da vida na empresa, mas conscientes do seu papel também na comunidade em que estão inseridos. A formação pessoal e profissional precisa ser valorizada”, comentou.

Na quinta-feira, dia 26 de fevereiro, a palestra tratou sobre o tema “Alinhamento de Expectativas” com o profissional Carlos Eduardo Gatti Petroni. O palestrante comentou a importância da motivação no ambiente de trabalho, o quão é relevante a empresa e os funcionários estarem dispostos e ativos para alcançarem objetivos e o bem-estar de todos. Ele afirma que o primeiro passo para o sucesso é quando o colaborador conhece a si mesmo e a empresa sabe extrair esse potencial. E quando ambos acreditam que não existe produto ou serviço perfeito, pois tudo pode melhorar.

“Esse tipo de evento promovido pela SMARAPD é fantástico. Incentiva, modifica, melhora sempre, não só o desenvolvimento da empresa e funcionários, mas também o ambiente. Porém é uma ação que precisa de continuidade, com novas palestras, textos, frases de efeitos por meio da comunicação interna (intranet), isso somado a esse start, traz melhorias surpreendentes”, destacou.
Entre outras ações preparadas para marcar a data, os colaboradores participaram de uma ação interativa com a realização de fotos em um display personalizado, com o objetivo de demonstrar que cada um dos colaboradores é parte do corpo da empresa.
Todos foram convidados também a deixar uma mensagem num painel, homenageando empresa e deixando sua marca nas comemorações dos 35 anos.


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NBCASP ocasiona modificações nos sistemas SMARam e SMARcp

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No início deste ano, a SMARAPD implantou modificações nos sistemas de Administração de Materiais (SMARam) e Contabilidade Pública (SMARcp), para adequação às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).

Neste procedimento, uma das grandes modificações ocorridas na Contabilidade Aplicada ao Setor Público foi a aproximação da Contabilidade Pública à Patrimonial, impactando assim na execução do Balanço Patrimonial. Alinhado a esse processo, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) emitiu em 2008 as primeiras NBCASP com destaque para a NBC T 16.10, que estabelece os procedimentos a serem adotados pelos agentes públicos a partir de 2010, para a avaliação, reavaliação e redução ao valor recuperável dos ativos.

Diante deste cenário, para que os registros de patrimônio reflitam requisitos de verdade e de validade, que possibilitem segurança e credibilidade das informações contábeis, as reavaliações de ativos são importantes.

Segundo Emilson Ruys, do departamento de Atendimento e Suporte do SMARam, a forma como a avaliação do bem é executada e a maneira como a depreciação é calculada definirão o impacto no patrimônio do órgão. “O processo de avaliação dos ativos imobilizados pode trazer benefícios gerenciais para os administradores do setor público. Assim, conhecer o valor do patrimônio administrado é um bom começo para a definição de metas e a destinação de recursos orçamentários de maneira mais eficiente, além de servir como base para a implantação de um sistema de gestão de custos, ainda ausente nesse setor”, diz Ruys.

Por isso, a SMARAPD criou uma planilha para inventário, tendo como base os bens já lançados em sistema, visando facilitar o trabalho do órgão ou da empresa contratada para fazer o inventário, bem como contribuir com a eficiência da prestação de contas dos clientes atendidos.
Para mais informações, os clientes poderão encaminhar suas dúvidas para: smaram.suporte@smarapd.com.br.


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Unidade de Dados Variáveis recebe avaliação da qualificação para o Banco Santander

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No dia 23 de fevereiro, a SMARAPD recebeu a visita da SQS CONSULTORES ASSOCIADOS que realizou a avaliação da empresa para o Banco Santander.
 
Assim como há 4 anos, a auditoria feita pelo Banco Santander visou avaliar a qualificação da empresa e definir se ela está apta na prestação dos serviços para o banco.
 
Além da apresentação da SMARAPD, foram mostrados à auditora uma série de documentos de diversas áreas, para que a qualificação fosse a melhor possível.
 
“Em 2011, a pontuação recebida foi de 2,4, significando que a SMARAPD estava na média do nível de adequação esperada. Desde então, melhorias foram implementadas para superar esses resultados. Os assuntos abordados nessa análise foram: governança, tecnologia operacional, administrativo, financeiro, social e ambiental”, explica Frank Marlon, gerente da Unidade.
O resultado da avaliação será divulgado em breve.
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Primeiras avaliações sobre o piloto do novo SMARsa

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A SMARAPD iniciou, no dia 22 de janeiro, a homologação do SMARsa versão .Net. O cliente piloto para a implantação foi o município de Sertãozinho – SP, com a instalação do módulo de Atendimento ao Cidadão na Central de Atendimento do Município de Sertãozinho, tendo como foco os atendimentos a serem realizados para o SAEMAS - Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente do município. Após um período de treinamento para os colaboradores, foi iniciado, no dia 26 de janeiro, o processo de homologação dessa nova versão.

“A parceria para esta fase do projeto com o município foi muito importante primeiramente porque temos um relacionamento de longa data, o que estreitou os laços entre empresa e cliente. Também foram avaliados outros pontos, como a criticidade, a cultura da inovação e a busca constante pela melhoria, que é bastante presente no município. Por último, mas não menos importante, a condição de possuir uma infraestrutura que possa receber esta versão do produto e também a proximidade com a nossa sede”, explica Marcos Zamoner, gerente de P&D.

Foram colhidas várias informações junto aos usuários que utilizaram esta versão neste período e alguns pontos positivos foram destacados: o visual contemporâneo para aplicações "web", a melhoria na performance em relação à versão anterior, a otimização das consultas rápidas podendo ocorrer por mais de um tipo de dado sem sair do campo que deseja pesquisar (por exemplo, CPF/CNPJ e nome) e funcionalidades mais inteligentes como o "wizard", para a abertura de processos, o qual direciona o usuário em um passo a passo no registro de um novo processo. Também foram identificados alguns pontos de melhoria a partir das sugestões do cliente, como por exemplo, configurar quais serão os passos que o "wizard" controlará na abertura do processo.

Após este trabalho, foram realizados novos contatos com outros clientes e há uma negociação para a instalação desta nova versão, com o intuito de absorver mais sugestões e críticas de clientes parceiros.

A partir desse momento, a equipe interna da SMARAPD assume o processo de finalização do SMARsa, graças ao desempenho e responsabilidade da equipe em absorver a nova tecnologia, situação facilitada devido ao bom relacionamento existente entre a SMARAPD e o seu fornecedor.

Na primeira semana de março, o fornecedor entregou alguns controles de CSS, os quais já estavam iniciados - mas não concluídos, que permitirá a SMARAPD gerar folhas de estilo, proporcionando ao usuário selecionar conforme o seu desejo e mediante as opções desenvolvidas.

Desta forma, a equipe SMARAPD está comprometida em finalizar algumas funcionalidades ainda não homologadas pela equipe de negócios, bem como a finalização de alguns itens da infraestrutura, os quais não haviam sido priorizados até então, mas que para o próximo passo serão de suma importância.

Após a conclusão deste processo e a finalização da negociação com o próximo cliente, será realizada uma nova implantação, mas desta vez com o produto completo, abrangendo outras áreas afetadas pelo SMARsa. Em paralelo, os trabalhos com o produto SMARcp - Contabilidade Pública serão iniciados e a prioridade é o módulo de Planejamento. Algumas ideias sobre esse módulo devem ser avaliadas junto ao cliente antes de iniciar seu desenvolvimento e a previsão é que isso ocorra em março.

A programação é que o módulo de Planejamento seja finalizado no início do segundo semestre de 2015, o qual também será implantado e avaliado junto a um cliente a ser definido.


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Unidade Gestão Pública

16 2111-9898

Unidade de Dados Variáveis

16 2137-9898
R. Aurora,446 • Vila Tibério • Ribeirão Preto, SP • CEP 14050-100