SMARAPD
Voltar para a home Menu
Área do Cliente

SMARAPD

Solucionar os problemas dos centros urbanos depende das mudanças na administração pública

Lorem ipsum dolor sit amet
Desde 2008, mais da metade da população mundial começou a viver em cidades, fazendo com que especialistas do mundo todo discutam o tema urbano e os problemas das cidades. Esse fato é destaque de uma matéria da Revista Exame, que apresenta que a resolução desses problemas só será possível com o aumento da qualidade na administração pública.

A inovação e modernização tem ocorrido há anos no setor privado e entre as pessoas, porém, anda obsoleto no que diz respeito ao setor público. A era da informação atingiu a todos, menos a administração pública, e isso é muito importante para o desenvolvimento, porém é necessário não alimentar a ilusão de que a tecnologia por si só vá resolver os problemas da gestão pública. Para isso é preciso ter definição clara de objetivos, profissionais preparados, parcerias com o setor privado, transparência e controle de resultados.
A população está menos tolerante com o abismo que se formou entre a eficiência do setor público e a do privado. Enquanto a produtividade do setor privado cresce a do setor público cai. Nas próximas décadas, a pressão deve aumentar sobre os prefeitos pois a administração pública e as cidades serão cada vez mais afetadas pela tendência de digitalização. A eletricidade e o telefone demoraram décadas para se instalar nos lares da população mundial, a internet conseguiu esse feito em uma década e hoje também está nas ruas por meio dos celulares.
As inovações exigirão uma capacidade de gestão muito maior. A outra metade da população mundial, que ainda não mora nas cidades, está ansiosa para migrar para elas. Com tanta novidade a caminho, seria um grande erro não preparar o funcionalismo para esse novo mundo.
A matéria completa está disponível no site da Revista em:
http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1071/noticias/os-segredos-das-cidades-inteligentes


Ler tudo

Cobertura dos 35 anos SMARAPD

Lorem ipsum dolor sit amet
A SMARAPD tem como um de seus fundamentais princípios a valorização da “nossa gente”, do ser humano, preservando a integridade moral e social e o tratando com respeito, criando possibilidades de desenvolvimento e incentivando a criatividade e proatividade de seus colaboradores. Para celebrar a comemoração dos 35 anos da empresa, a SMARAPD trabalhou em uma campanha comemorativa de três importantes valores que refletem a atuação da empresa junto ao público com o qual se relaciona: inovação, parceria e sustentabilidade. Além disso, foram promovidas duas palestras voltadas para a melhoria pessoal e no ambiente corporativo e ações interativas para integrar seus colaboradores neste grande momento.

Na quarta-feira, 25 de fevereiro, os colaboradores participaram da palestra com o tema “Educação Financeira”, com a exposição do consultor Samir Rodrigues. Com formação em Ciências Jurídicas, Pós-Graduação em Gestão Empresarial e com mais de 30 anos de atuação na área de Gestão de Pessoas, Rodrigues trouxe para os presentes uma reflexão sobre a importância do propósito, do planejamento e das metas, não se tratando apenas de uma técnica, mas um hábito a ser praticado. O profissional destacou também a importância de ações como o Ciclo de Palestras como forma de complementar a formação profissional dentro da empresa.
“Iniciativas como essa são fundamentais e proporcionam exemplos práticos de como as pessoas podem participar não só da vida na empresa, mas conscientes do seu papel também na comunidade em que estão inseridos. A formação pessoal e profissional precisa ser valorizada”, comentou.

Na quinta-feira, dia 26 de fevereiro, a palestra tratou sobre o tema “Alinhamento de Expectativas” com o profissional Carlos Eduardo Gatti Petroni. O palestrante comentou a importância da motivação no ambiente de trabalho, o quão é relevante a empresa e os funcionários estarem dispostos e ativos para alcançarem objetivos e o bem-estar de todos. Ele afirma que o primeiro passo para o sucesso é quando o colaborador conhece a si mesmo e a empresa sabe extrair esse potencial. E quando ambos acreditam que não existe produto ou serviço perfeito, pois tudo pode melhorar.

“Esse tipo de evento promovido pela SMARAPD é fantástico. Incentiva, modifica, melhora sempre, não só o desenvolvimento da empresa e funcionários, mas também o ambiente. Porém é uma ação que precisa de continuidade, com novas palestras, textos, frases de efeitos por meio da comunicação interna (intranet), isso somado a esse start, traz melhorias surpreendentes”, destacou.
Entre outras ações preparadas para marcar a data, os colaboradores participaram de uma ação interativa com a realização de fotos em um display personalizado, com o objetivo de demonstrar que cada um dos colaboradores é parte do corpo da empresa.
Todos foram convidados também a deixar uma mensagem num painel, homenageando empresa e deixando sua marca nas comemorações dos 35 anos.


Ler tudo

NBCASP ocasiona modificações nos sistemas SMARam e SMARcp

Lorem ipsum dolor sit amet
No início deste ano, a SMARAPD implantou modificações nos sistemas de Administração de Materiais (SMARam) e Contabilidade Pública (SMARcp), para adequação às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).

Neste procedimento, uma das grandes modificações ocorridas na Contabilidade Aplicada ao Setor Público foi a aproximação da Contabilidade Pública à Patrimonial, impactando assim na execução do Balanço Patrimonial. Alinhado a esse processo, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) emitiu em 2008 as primeiras NBCASP com destaque para a NBC T 16.10, que estabelece os procedimentos a serem adotados pelos agentes públicos a partir de 2010, para a avaliação, reavaliação e redução ao valor recuperável dos ativos.

Diante deste cenário, para que os registros de patrimônio reflitam requisitos de verdade e de validade, que possibilitem segurança e credibilidade das informações contábeis, as reavaliações de ativos são importantes.

Segundo Emilson Ruys, do departamento de Atendimento e Suporte do SMARam, a forma como a avaliação do bem é executada e a maneira como a depreciação é calculada definirão o impacto no patrimônio do órgão. “O processo de avaliação dos ativos imobilizados pode trazer benefícios gerenciais para os administradores do setor público. Assim, conhecer o valor do patrimônio administrado é um bom começo para a definição de metas e a destinação de recursos orçamentários de maneira mais eficiente, além de servir como base para a implantação de um sistema de gestão de custos, ainda ausente nesse setor”, diz Ruys.

Por isso, a SMARAPD criou uma planilha para inventário, tendo como base os bens já lançados em sistema, visando facilitar o trabalho do órgão ou da empresa contratada para fazer o inventário, bem como contribuir com a eficiência da prestação de contas dos clientes atendidos.
Para mais informações, os clientes poderão encaminhar suas dúvidas para: smaram.suporte@smarapd.com.br.


Ler tudo

Unidade de Dados Variáveis recebe avaliação da qualificação para o Banco Santander

Lorem ipsum dolor sit amet
No dia 23 de fevereiro, a SMARAPD recebeu a visita da SQS CONSULTORES ASSOCIADOS que realizou a avaliação da empresa para o Banco Santander.
 
Assim como há 4 anos, a auditoria feita pelo Banco Santander visou avaliar a qualificação da empresa e definir se ela está apta na prestação dos serviços para o banco.
 
Além da apresentação da SMARAPD, foram mostrados à auditora uma série de documentos de diversas áreas, para que a qualificação fosse a melhor possível.
 
“Em 2011, a pontuação recebida foi de 2,4, significando que a SMARAPD estava na média do nível de adequação esperada. Desde então, melhorias foram implementadas para superar esses resultados. Os assuntos abordados nessa análise foram: governança, tecnologia operacional, administrativo, financeiro, social e ambiental”, explica Frank Marlon, gerente da Unidade.
O resultado da avaliação será divulgado em breve.
Ler tudo

Unidade Gestão Pública

16 2111-9898

Unidade de Dados Variáveis

16 2137-9898
R. Aurora,446 • Vila Tibério • Ribeirão Preto, SP • CEP 14050-100