Desde 2008, mais da metade da população mundial começou a viver em cidades, fazendo com que especialistas do mundo todo discutam o tema urbano e os problemas das cidades. Esse fato é destaque de uma matéria da Revista Exame, que apresenta que a resolução desses problemas só será possível com o aumento da qualidade na administração pública.
A inovação e modernização tem ocorrido há anos no setor privado e entre as pessoas, porém, anda obsoleto no que diz respeito ao setor público. A era da informação atingiu a todos, menos a administração pública, e isso é muito importante para o desenvolvimento, porém é necessário não alimentar a ilusão de que a tecnologia por si só vá resolver os problemas da gestão pública. Para isso é preciso ter definição clara de objetivos, profissionais preparados, parcerias com o setor privado, transparência e controle de resultados. A população está menos tolerante com o abismo que se formou entre a eficiência do setor público e a do privado. Enquanto a produtividade do setor privado cresce a do setor público cai. Nas próximas décadas, a pressão deve aumentar sobre os prefeitos pois a administração pública e as cidades serão cada vez mais afetadas pela tendência de digitalização. A eletricidade e o telefone demoraram décadas para se instalar nos lares da população mundial, a internet conseguiu esse feito em uma década e hoje também está nas ruas por meio dos celulares. As inovações exigirão uma capacidade de gestão muito maior. A outra metade da população mundial, que ainda não mora nas cidades, está ansiosa para migrar para elas. Com tanta novidade a caminho, seria um grande erro não preparar o funcionalismo para esse novo mundo. A matéria completa está disponível no site da Revista em: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1071/noticias/os-segredos-das-cidades-inteligentes
A SMARAPD tem como um de seus fundamentais princípios a valorização da “nossa gente”, do ser humano, preservando a integridade moral e social e o tratando com respeito, criando possibilidades de desenvolvimento e incentivando a criatividade e proatividade de seus colaboradores. Para celebrar a comemoração dos 35 anos da empresa, a SMARAPD trabalhou em uma campanha comemorativa de três importantes valores que refletem a atuação da empresa junto ao público com o qual se relaciona: inovação, parceria e sustentabilidade. Além disso, foram promovidas duas palestras voltadas para a melhoria pessoal e no ambiente corporativo e ações interativas para integrar seus colaboradores neste grande momento.
Na quarta-feira, 25 de fevereiro, os colaboradores participaram da palestra com o tema “Educação Financeira”, com a exposição do consultor Samir Rodrigues. Com formação em Ciências Jurídicas, Pós-Graduação em Gestão Empresarial e com mais de 30 anos de atuação na área de Gestão de Pessoas, Rodrigues trouxe para os presentes uma reflexão sobre a importância do propósito, do planejamento e das metas, não se tratando apenas de uma técnica, mas um hábito a ser praticado. O profissional destacou também a importância de ações como o Ciclo de Palestras como forma de complementar a formação profissional dentro da empresa. “Iniciativas como essa são fundamentais e proporcionam exemplos práticos de como as pessoas podem participar não só da vida na empresa, mas conscientes do seu papel também na comunidade em que estão inseridos. A formação pessoal e profissional precisa ser valorizada”, comentou.
Na quinta-feira, dia 26 de fevereiro, a palestra tratou sobre o tema “Alinhamento de Expectativas” com o profissional Carlos Eduardo Gatti Petroni. O palestrante comentou a importância da motivação no ambiente de trabalho, o quão é relevante a empresa e os funcionários estarem dispostos e ativos para alcançarem objetivos e o bem-estar de todos. Ele afirma que o primeiro passo para o sucesso é quando o colaborador conhece a si mesmo e a empresa sabe extrair esse potencial. E quando ambos acreditam que não existe produto ou serviço perfeito, pois tudo pode melhorar.
“Esse tipo de evento promovido pela SMARAPD é fantástico. Incentiva, modifica, melhora sempre, não só o desenvolvimento da empresa e funcionários, mas também o ambiente. Porém é uma ação que precisa de continuidade, com novas palestras, textos, frases de efeitos por meio da comunicação interna (intranet), isso somado a esse start, traz melhorias surpreendentes”, destacou. Entre outras ações preparadas para marcar a data, os colaboradores participaram de uma ação interativa com a realização de fotos em um display personalizado, com o objetivo de demonstrar que cada um dos colaboradores é parte do corpo da empresa. Todos foram convidados também a deixar uma mensagem num painel, homenageando empresa e deixando sua marca nas comemorações dos 35 anos.
No início deste ano, a SMARAPD implantou modificações nos sistemas de Administração de Materiais (SMARam) e Contabilidade Pública (SMARcp), para adequação às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).
Neste procedimento, uma das grandes modificações ocorridas na Contabilidade Aplicada ao Setor Público foi a aproximação da Contabilidade Pública à Patrimonial, impactando assim na execução do Balanço Patrimonial. Alinhado a esse processo, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) emitiu em 2008 as primeiras NBCASP com destaque para a NBC T 16.10, que estabelece os procedimentos a serem adotados pelos agentes públicos a partir de 2010, para a avaliação, reavaliação e redução ao valor recuperável dos ativos.
Diante deste cenário, para que os registros de patrimônio reflitam requisitos de verdade e de validade, que possibilitem segurança e credibilidade das informações contábeis, as reavaliações de ativos são importantes.
Segundo Emilson Ruys, do departamento de Atendimento e Suporte do SMARam, a forma como a avaliação do bem é executada e a maneira como a depreciação é calculada definirão o impacto no patrimônio do órgão. “O processo de avaliação dos ativos imobilizados pode trazer benefícios gerenciais para os administradores do setor público. Assim, conhecer o valor do patrimônio administrado é um bom começo para a definição de metas e a destinação de recursos orçamentários de maneira mais eficiente, além de servir como base para a implantação de um sistema de gestão de custos, ainda ausente nesse setor”, diz Ruys.
Por isso, a SMARAPD criou uma planilha para inventário, tendo como base os bens já lançados em sistema, visando facilitar o trabalho do órgão ou da empresa contratada para fazer o inventário, bem como contribuir com a eficiência da prestação de contas dos clientes atendidos. Para mais informações, os clientes poderão encaminhar suas dúvidas para: smaram.suporte@smarapd.com.br.
No dia 23 de fevereiro, a SMARAPD recebeu a visita da SQS CONSULTORES ASSOCIADOS que realizou a avaliação da empresa para o Banco Santander.
Assim como há 4 anos, a auditoria feita pelo Banco Santander visou avaliar a qualificação da empresa e definir se ela está apta na prestação dos serviços para o banco.
Além da apresentação da SMARAPD, foram mostrados à auditora uma série de documentos de diversas áreas, para que a qualificação fosse a melhor possível.
“Em 2011, a pontuação recebida foi de 2,4, significando que a SMARAPD estava na média do nível de adequação esperada. Desde então, melhorias foram implementadas para superar esses resultados. Os assuntos abordados nessa análise foram: governança, tecnologia operacional, administrativo, financeiro, social e ambiental”, explica Frank Marlon, gerente da Unidade. O resultado da avaliação será divulgado em breve. Ler tudo