SMARAPD
Voltar para a home Menu
Área do Cliente

SMARAPD

e-Social: Ambiente de Produção para Testes

Lorem ipsum dolor sit amet
A Resolução CDE 2/2016 publicou o cronograma de implementação do eSocial conforme disposto no Decreto 8.373/2014, o qual se dará conforme o faturamento do empregador.

A prestação das informações por meio do eSocial substituirá, na forma regulamentada pelos órgãos e entidades integrantes do Comitê Gestor do eSocial, a apresentação das mesmas informações por outros meios.

O início da obrigatoriedade de utilização do eSocial dar-se-á:

A partir de 1º de Janeiro de 2018:
Para os empregadores e contribuintes com faturamento no ano de 2016 acima de R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais);

A partir de 1º de Julho de 2018:
Para os demais empregadores e contribuintes.

Os empregadores e contribuintes obrigados a utilizar o eSocial que deixarem de prestar as informações no prazo fixado ou que as apresentar com incorreções ou omissões ficarão sujeitos às penalidades previstas na legislação específica.

Ambiente de Produção para Testes
Ainda que se possa imaginar que o software de folha de pagamento seja a maior dificuldade para se adaptar ao e-Social, já que há inúmeras alterações e adaptações do sistema para atender aos leiautes, as tabelas e as regras de validação das informações, na realidade esta será a menor das mudanças para as empresas, pois esta parte técnica, salvo as empresas que possuem sistema próprio de folha, é de responsabilidade do fornecedor do sistema de folha de pagamento.

A grande e substancial mudança será a de cultura da empresa, pois procedimentos tais como o de admissão, de emissão de aviso e pagamento de férias, do controle de afastamentos, de emissão de CAT, de exames admissionais e periódicos, de emissão de aviso prévio demissional, dentre inúmeros outros procedimentos, dependem exclusivamente das pessoas, ou seja, são elas é quem deve se adaptar e atender as expectativas dessa nova rotina.

Para tanto, até 1º de julho de 2017 será disponibilizado aos empregadores e contribuintes ambiente de produção restrito com vistas ao aperfeiçoamento do sistema.

Fonte: Blog Guia Trabalhista
Ler tudo

SMARAPD participa do 5º SGESP

Lorem ipsum dolor sit amet
Pelo quarto ano consecutivo a SMARAPD será patrocinadora do Seminário de Gestão Fazendária que acontece nos dias 27 e 28 de julho em Ribeirão, na sede da Estácio. O evento se consolidou com um dos mais importantes seminários do país, na esfera da Gestão Pública Fazendária.


Segundo os organizadores do seminário o objetivo neste ano é dar continuidade à integração com os outros segmentos governamentais, como o Judicial – Procuradorias e Tribunais de Justiça, contudo o foco central dos debates está embasado no maior controle das despesas e otimização das receitas públicas.


SGESP1
A palestra de abertura do Seminário será realizada por Renato Villela dos Santos, secretário de fazenda do Governo do Estado de São Paulo e por João Augusto Ribeiro Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União – TCU que debaterão sobre o tema “As Quatro Áreas Chave da Administração Pública” .


A programação completa pode ser vista clicando aqui 


O evento é gratuito e para participar basta se inscrever pelo site http://www.srcasp.pmrp.com.br/  na aba inscrições.

S
erviço:
5º Seminário de Gestão Fazendo do Estado de São Paulo
Dias: 27 de 28 de julho – Horário: das 8h30 às 17h
Local: Teatro da Universidade Estácio, Rua Abrahão Issa Halack, 980 – Ribeirânia – Ribeirão Preto – SP
Ler tudo

SMARrh está finalizando customizações do sistema para atendimento ao AUDESP Fase III

Lorem ipsum dolor sit amet
As customizações deverão estar concluídas até o final deste mês, pois em 1 de agosto a remessa eletrônica das informações passam a ter caráter compulsório.

Estes novos módulos da auditoria eletrônica formarão uma base de dados contendo informações sobre toda a Legislação referente à criação de cargos, ao Quadro de Pessoal existente e ao Quadro Funcional, que através dos recursos tecnológicos, buscarão proporcionar maior agilidade, eficiência e eficácia nas ações fiscalizatórias destinadas à
verificação da legalidade dos atos de pessoal.

Todas as customizações deverão estar concluídas até o final deste mês, pois a partir dia 1 de agosto a remessa eletrônica das informações dos módulos “Atos Normativos”, “Quadro de Pessoal” e “Quadro Funcional” da Fase III do AUDESP passam a ter caráter compulsório.

Desta data em diante, os órgãos estaduais e municipais do estado de São Paulo deverão
fazer o envio das remessas sobre a prestação de contas de forma eletrônica pelo módulo de “Atos de Pessoal”.


“Além do manual optamos também por desenvolver estes vídeos para promover maior entendimento na operação deste módulo aos usuários, clientes do SMARrh. Dessa forma, esperamos minimizar a dificuldade de operação do sistema”, comenta Antônio Puças – coordenador do SMARrh.


Enquanto isso, a equipe de análise e desenvolvimento do SMARrh está concluindo a fase de customizações do sistema, para que a partir de 1 de agosto o usuário já possa enviar as primeiras remessas dos dados referentes aos funcionários ativos do órgão. 
“Nosso objetivo é que o cliente possa realizar o envio dos arquivos xml de forma consistente e efetiva, para permanecer em dia com as recomendações estabelecidas pelo Tribunal de Contas do Estado”, finaliza Puças.

Vale salientar ainda que os gestores responsáveis pelo gerenciamento do perfil de acesso dos usuários dos seus respectivos órgãos deverão efetuar o cadastramento dos servidores que terão acesso ao AUDESP– Atos de Pessoal.


Caso o Órgão não possua um gestor cadastrado, deverá tomar ciência dos procedimentos constantes do Comunicado SDG nº 43/2015, publicado no

D.O.E de 14/10/2015, pag. 17 ou por meio do link abaixo: http://www4.tce.sp.gov.br/sites/tcesp/files/downloads/comunicado_sdg_no_43.2015.pdf



O Ofício mencionado no Comunicado SDG 43/2015 deverá ser enviado através do canal “fale conosco” do Sistema AUDESP https://www4.tce.sp.gov.br/chamados/


 Fonte Foto: TCE-SP <https://www4.tce.sp.gov.br/6524-tcesp-apresenta-novo-sistema-de-fiscalizacao-de-atos-de-pessoal>
Ler tudo

SMARAPD promove workshop: Cuidados Com o Último Ano de Mandato e a Nova Missão do Controle Externo

Lorem ipsum dolor sit amet
O workshop acontecerá no dia 5 de agosto na sede da ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto – tendo em vista que no ano de 2012, último ano de mandato da gestão anterior, 332 prefeituras tiveram suas contas de 2012 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, correspondendo a 52% do total. Ou seja, mais da metade dos prefeitos tiveram suas contas com pareceres desfavoráveis à sua aprovação.
Diante da atual crise econômica e política, com recessão, aumento da inflação e queda de arrecadação, vislumbram-se inúmeras dificuldades para o ano de 2016, o que exigirá maior cautela dos administradores públicos.
 
 
Com a convicção de que capacitar os servidores e gestores públicos é fundamental para evitar o acesso a esta estatística, bem como, entendendo que uma estrutura funcional adequada e devidamente capacitada é o maior legado a ser deixado à sociedade, a SMARAPD traz à Ribeirão Preto o Workshop Cuidados Com o Último Ano de Mandato e a Nova Missão do Controle Externo, que será conduzido por Maurício Castro –  especialista em finanças públicas com 35 anos de experiência, ex-Diretor Técnico de Fiscalização no TCE/SP, que atuou também como Chefe de Contabilidade na Prefeitura do Munícipio de São Paulo e idealizador do AUDESP, projeto condecorado com o prêmio Mario Covas, na categoria “Excelência em Gestão Pública”, além de ser membro do GTREL da STN e palestrante em temas relacionamentos à gestão pública e LRF nos Congressos da ACOPESP, CRC, APM, UVESP, IRB, ECP TCE/SP.

 
Para Castro, o maior objetivo é o aprimoramento, sensibilização e a avaliação dos servidores responsáveis pela estrutura e procedimentos necessários, para fazer frente aos novos compromissos sucedidos com as exigências impostas pela Lei de Responsabilidade, sobretudo, neste último ano de exercício, além da Lei de Transparência, a nova contabilidade pública, o avanço do controle social e, principalmente, a modernização dos Tribunais de Contas. “O workshop destina-se à capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam diretamente no planejamento e controle das finanças públicas, em especial aos supervisores e técnicos ligados aos setores da contabilidade, controle interno, tesouraria, almoxarifado, patrimônio, planejamento, controladores de recursos vinculados à educação, saúde, convênios e aos dos repasses ao terceiro setor”, comenta.
 
Mais informações sobre a programação no link: http://www.smarapd.com.br/treinamento-conteudo.php?idT=69

Informações e inscrições pelo e-mail marketing@smarapd.com.br

Ler tudo

Unidade Gestão Pública

16 2111-9898

Unidade de Dados Variáveis

16 2137-9898
R. Aurora,446 • Vila Tibério • Ribeirão Preto, SP • CEP 14050-100