SMARAPD
Voltar para a home Menu
Área do Cliente

Com quase 40 anos de experiência, a SMARAPD conhece como ninguém as regras do negócio aplicadas ao setor público.

SMARAPD

SMARAPD

A partir do conhecimento adquirido sobre as necessidades e rotinas da administração pública, a SMARAPD oferece avançada tecnologia em softwares de gestão da informação com o objetivo de atender as necessidades específicas e a realidade dos seus clientes, acompanhando todo o processo de implantação e manutenção dos sistemas. Também presta serviço de impressão em documentos com dados variáveis, atendendo clientes de diversas áreas, tanto do setor público como do privado.

SMARAPD - Institucional

Missão

Oferecer completo e atual conhecimento das regras de negócio da Administração Pública, através de Sistemas Integrados, Consultoria, Treinamento e Tratamento de Dados Variáveis, que assegure confiabilidade e segurança aos usuários.

Visão

Ser reconhecida como líder na transferência de conhecimento das regras de negócio da Administração Pública, atuando de forma ética e responsável junto às partes interessadas.

Valores

  • Prática da ética

    A palavra “ética” é derivada do grego e significa aquilo que pertence ao caráter. É a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano. Ao compreender o conceito, buscamos a prática constante, entramos em sintonia com todas as relações que pré-dispõem o sentido de praticar a ética em todos os momentos, em todas as decisões e com todos aqueles que nos cercam.

  • Permanência através da Sustentabilidade

    Estabelecer relações sustentáveis é uma necessidade das instituições que se propõem a serem grandes. Ao desenvolver relações de sustentabilidade cumprimos nossas responsabilidades nas relações financeiras, sociais, ambientais e pessoais. E assumimos um compromisso com o futuro das novas gerações.

  • Busca pela excelência

    A Busca pela Excelência é reconhecer que sempre há espaço para sermos melhores. Que estamos em um processo de constante evolução e aprimoramento em nossos serviços, em nossos produtos e em nossas relações.A busca é uma evolução constante, na direção compartilhada de que algo maior e mais significativo está ainda por vir.

Valorização da nossa gente

Valorizar nossa gente transcende o conceito de dar valor apenas às relações com as pessoas no ambiente de trabalho. Quando assumimos esse o compromisso, compreendemos que “essa” nossa gente, está em todo lugar: nas relações comerciais, em nossa casa e em nossa comunidade. Valorizar o ser humano, tratá-lo com respeito, preservando sua integridade moral e social.


Valorizar é criar condições para reter, desenvolver e incentivar a criatividade e pró-atividade dos nossos colaboradores. É estabelecer empatia com nossos clientes, ser sincero nas relações com nossos fornecedores e devolver à nossa comunidade tudo aquilo que ela nos ofereceu.

História

A SMARAPD Informática Ltda atua como prestadora de serviços no setor público há mais de 30 anos, com centenas de administrações municipais como clientes em todo país. A partir do conhecimento adquirido sobre as necessidades e rotinas da administração pública, a SMARAPD oferece avançada tecnologia em softwares de gestão da informação, com o objetivo de atender às necessidades específicas e realidade dos seus clientes, acompanhando todo o processo de implantação e manutenção dos sistemas integrados. Também presta serviço de impressão em dados variáveis, atendendo clientes de diversas áreas, seja do setor público como do privado. Esta unidade de negócios nasceu como forma de agregar valor às soluções SMARAPD e representa hoje, o mais completo parque de confecção de documentos com dados variáveis do interior paulista.


O começo com os grandes computadores


No inicio da década de 1980, muitas grandes empresas estavam começando a adquirir os seus primeiros computadores. Eram aqueles da Cobra Computadores e Sistemas Brasileiros S/A (fundada em 1974, a COBRA foi a primeira empresa a desenvolver, produzir e comercializar tecnologia genuinamente nacional, no segmento de informática), enormes e caríssimos, que a velocidade do avanço da informática deixou para trás rapidamente. Muitas empresas adquiriram esses equipamentos, mas se depararam com um problema fundamental: não havia programadores. Sem programas, as máquinas não tinham função. E foi aproveitando essa necessidade de mercado, que o matemático José Carlos Porto e o físico Edson Audi da Cruz, identificaram a oportunidade de negócio com o objetivo de desenvolver programas para os computadores Cobra.


Pioneira no desenvolvimento de software


Foi fundada então, no dia 14 de fevereiro de 1980 – em plena época da severa Lei de Reserva de Mercado - a Prodae (Processamento de Dados e Assessoria Empresarial), que mais tarde mudaria de nome se consolidando como pioneira no desenvolvimento de software, na região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Como não possuíam um computador (o preço era superior a U$ 20.000), os sócios, que também eram os próprios analistas, usavam o equipamento do escritório da Cobra em Ribeirão Preto. Depois de um certo tempo, passaram a trabalhar nos computadores dos próprios clientes. Uma dessas empresas foi a Smar – Equipamentos Industriais Ltda., de Sertãozinho, que viria a ser uma parceira.


Surge a SMARAPD


A pequena empresa queria crescer e buscou os sócios e investidores com os quais se identificava. Foi feito um convite à Smar – Equipamentos Industriais, que aceitou se associar aos dois empreendedores. Surgiu então a SMARAPD. Com recursos financeiros a empresa finalmente deslanchou. Mas ainda havia um problema: os caminhos da informática não estavam delineados e foi preciso encontrar a própria receita para consolidar a empresa. Nessa época eram feitos programas variados, de acordo com as necessidades dos clientes: planejamento e controle de produção de confecção de roupas, planejamento de irrigação de lavouras, controle de produção de fios elétricos etc. Em 1982, com a entrada de Elcio Magnani na sociedade, encontraram a verdadeira vocação da empresa: os sócios começaram a usar a experiência que haviam adquirido em administrações públicas e direcionaram o desenvolvimento de programas para esta área. Foi uma atitude natural e que funcionou perfeitamente.


Construíram o Sistema de Contabilidade Pública e Gestão Orçamentária e o Sistema de Folha de Pagamento. Outro fator positivo para os novos rumos da SMARAPD foi a informatização das Prefeituras, a partir do lançamento, em 1984, do Cobra 480, um computador com preços mais acessíveis. Nesse momento a SMARAPD era a representante da Cobra para a região.


Desde o início com grandes clientes


A grande impulsão viria com a aquisição dos dois sistemas pelo SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados utilizados pelo Projeto Ciata, de Curitiba, e pelo Projeto Ciatamicro, de Campinas. O SERPRO era um órgão muito exigente que fez a empresa ganhar muita experiência com os técnicos do governo e credibilidade no mercado de softwares. Outro destaque era a prestação de serviços para a Dataprev – digitação de documentos dos carnês do antigo INPS. Primeiras empresas que contrataram serviços da SMARAPD
• Baldan (Matão) / Bazar das Noivas (Olímpia) / Confecções Elite (Matão) / CTI – Centro Tecnológico de Informática (Campinas) / Dabi Atlante (Ribeirão Preto) / Dataprev / Marchezan (Matão) / Metalúrgica Ciafunde (Olímpia) / Prefeitura Municipal de Jaboticabal / Prefeitura Municipal de Matão / Prefeitura Municipal de Ourinhos / Prefeitura Municipal de Pitangueiras Prefeitura Municipal de Sertãozinho / SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados / SMAR Equipamentos Industriais (Sertãozinho) / Usina Santa Elisa (Sertãozinho) / Usina Vale do Rosário (Morro Agudo) / Viação São Bento (Ribeirão Preto)


Nova Era


Alguns sócios se retiraram, mas José Carlos Porto e Elcio Magnani mantiveram-se firmes em seus propósitos. Em 1995 a Smar Equipamentos também deixou a sociedade, terminando uma convivência que foi produtiva pelo prestígio do nome Smar e pelo apoio financeiro, administrativo e comercial. Novos colaboradores, como Rui Barbosa Júnior e Mário Aparecido Lara – que fizeram parte da sociedade até 2012 – também trouxeram uma bagagem valiosa para a experiência da SMARAPD. Eles haviam trabalhado na área pública e conheciam a estrutura de órgãos municipais. Conhecimentos que se somaram à experiência de José Carlos Porto, que ocupou a gerência do Centro de Processamento de Dados da CODERP – Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto e à de Elcio Magnani, que foi Diretor de Contabilidade da Prefeitura de Pitangueiras.


Tecnologias e linguagens programação na SMARAPD


1980 – Época dos enormes computadores Cobra, caríssimos, que a velocidade do avanço da informática deixou para trás rapidamente. Muitas empresas adquiriram esses equipamentos, mas se depararam com um problema fundamental: não havia programadores. E foi aproveitando essa necessidade de mercado, que a SMARAPD identificou a oportunidade de negócio com o objetivo de desenvolver programas para os computadores Cobra.


1990 – Os sistemas eram desenvolvidos em um equipamento Cobra e linguagem de programação Cobol.


1992/1993 – Utilização do Sistema Operacional DOS e da microinformatica. Linguagem continuou sendo Cobol, mas com benéficos como cores nas telas e num processo gradativo de integração até o Sistema Operacional Windows.


2002 – Mudança bastante significa. Mudança do Sistema Operacional Windows para um desenvolvimento com maior apelo visual, em linguagem Delphi, associado ao servidor de banco de dados Microsoft SQL Server, o que permitiu a possibilidade de novas implementações nos sistemas, mudanças no layout. Dessa forma se tornou mais fácil imputar e exportar dados e aumentou as possibilidades diferenciadas de pesquisa.


2009 – Início do trabalho de desenvolvimento dos produtos para a Plataforma WEB, com linguagem de programação JAVA.


2013 – Devido às modificações legais nos Tribunais de Contas do país e das NBCASP, os sistemas passaram por adequações para atender às necessidades estabelecidas.

Localização

Ações Sociais

A SMARAPD colabora com instituições sociais da comunidade de Ribeirão Preto estimulando seus colaboradores a participarem das ações sociais de forma voluntária e também contribuindo com a comunidade.


O sucesso das ações sociais realizadas na SMARAPD


A SMARAPD reconhece a importância de investir em ações sociais, tornando significativa a criação de programas que beneficiem não só a seus colaboradores e colaboradoras, mas também a comunidade ao seu redor. Com ações sociais voltadas para a comunidade e ações internas que visam promover um ambiente adequado para o trabalho, as atividades são realizadas periodicamente, com temas que sejam pertinentes para o momento.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da SMARAPD realizou, em abril, a campanha “Doe sabedoria, doe livros!”. A ação teve como objetivo arrecadar livros para que uma biblioteca fosse montada em uma instituição que carecesse desta ferramenta de entretenimento e cultura. No entanto, os 130 livros arrecadados foram entregues ao Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, já que este necessitava de muita ajuda no momento. Os livros vêm sendo vendidos no sebo da instituição, o Sebo Arco-Íris, e a renda é revertida em prol das crianças atendidas.
Outra campanha, realizada até o fim de junho, foi a “Campanha do Agasalho”. A SMARAPD convidou a todos os seus colaboradores e colaboradoras a doarem roupas, cobertores e agasalhos para aquecer a quem precisa neste inverno. Todo o material arrecadado foi destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, que encaminhou as doações para as famílias carentes.

SMARAPD - O sucesso das ações sociais realizadas na SMARAPD

Novembro Azul 2013


Assim como acontece com o câncer de mama em outubro, no mês de novembro o foco volta-se para o câncer de próstata, que é o mais comum entre os homens.

Também foi realizada uma campanha para divulgação do Dia Mundial do Diabetes, que acontece no dia 14 de novembro. Na ocasião, foram divulgadas informações sobre o Diabetes e os colaboradores foram convidados a participar da campanha vestindo algo de cor Azul.

SMARAPD - Novembro Azul 2013

Outubro Rosa 2013


No mês de Outubro, a SMARAPD recebeu a visita de representantes do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto; o principal intuito foi sensibilizar os colaboradores da SMARAPD sobre o câncer de mama e também marcar as ações do mês presenteando as mulheres da empresa com um batom da campanha, revertendo a contribuição arrecadada para a manutenção dos atendimentos realizados pelo Hospital de Câncer de Ribeirão Preto. 

Esta ação aconteceu por intermédio da CIPA SMARAPD.

SMARAPD - Outubro Rosa 2013

FSC Friday 2013


Todos os anos o FSC organiza o FSC Friday que busca divulgar os princípios da organização por meio do engajamento das empresas e instituições que possuem a certificação FSC.

Essa ação acontece toda última sexta-feira de setembro e cada instituição adota um tema específico para explorar, tendo como embasamento os fundamentos do FSC.

A dinâmica na SMARAPD estimulou o colaborador a assumir “simbolicamente” o compromisso de implementar toda ou parte das sugestões destacadas no folder desenvolvido pela empresas, que apresentava sugestões para adoção de uma postura ambientalmente sustentável em suas práticas diárias. As sugestões incluíam desde a separação de lixo - orgânico, reciclável, eletrônico etc até condutas que visavam optar por empresas que adotam embalagens reciclagens ou produtos com refil.

Ao final da reflexão os colaboradores compartilharam suas sugestões entre os colegas de trabalho através da colagem das ações que se comprometiam a adotar num banner exposto na área de convivência da empresa.

SMARAPD - FSC Friday 2013

Campanha de Natal 2012


A SMARAPD realizou uma campanha interna que contou com a contribuiçãoo dos colaboradores que se reuniram em grupos. Cada grupo adotou o pedido de presentes de Natal de uma criança do Núcleo Dom Bosco, localizado no Parque Ribeirão Preto.

Os presentes foram entregues no dia 19 de natal de 2012, durante a festa de encerramento organizada pela instituição. Na ocasião foram doados brinquedos, livros de histórias, roupas e calçados às crianças, fruto da solidariedade dos colaboradores da SMARAPD.

O núcleo atende diariamente 100 crianças e adolescentes no contraturno escolar, desenvolvendo atividades socioeducativa.

SMARAPD - Campanha de Natal 2012

TRABALHE CONOSCO

Não existem vagas cadastradas.