Regra de Negócio - Contabilidade
O serviço de contabilidade das entidades públicas modificou-se. De simples registrador dos atos e fatos de natureza econômica e financeira, saltou para uma nova concepção. Importamos duas palavras do inglês: Controller, responsável pela análise e interpretação dos atos e fatos de natureza econômica e financeira e a Accountability, dever de dar transparência e prestar contas dos atos e fatos de natureza econômica e financeira.
Referências:
NBC T 16.1 Conceituação, Objeto e Campo de Aplicação;
NBC T 16.2 Patrimônio e Sistemas Contábeis;
NBC T 16.3 Planejamento e Seus Instrumentos sob o Enfoque Contábil;
NBC T 16.4 Transações no Setor Público;
NBC T 16.5 Registro Contábil;
NBC T 16.6 Demonstrações Contábeis;
NBC T 16.7 Consolidação das Demonstrações Contábeis;
NBC T 16.8 Controle Interno;
NBC T 16.9 Depreciação, Amortização e Exaustão;
NBC T 16.10 Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Público;
NBC T 16.11 Sistema de Informação de Custos do Setor Público;
MBCASP – STN – 6ª EDIÇÃO;
Portaria Conjunta STN/SOF nº 1, de 10 de dezembro de 2014;
Portaria STN nº 700, de 10 de dezembro de 2014;
A Portaria STN nº 634 de 19 de novembro de 2013;
..Metodologia: a referência técnica são as NBCASP do Conselho Federal de Contabilidade e os MCASP da STN – Secretaria do Tesouro Nacional.
- CONTABILIDADE
• Patrimonial x Orçamentária – Regime Misto e Regime de Competência.
- A CONTABILIDADE PATRIMONIAL DO SETOR PÚBLICO
......• Variações Patrimoniais: lançamentos e registros;
......• O controle obrigatório na Gestão do Patrimônio Público;
......• A melhor técnica para o atendimento às exigências legais.
- SISTEMAS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
......• Orçamentário;
......• Patrimonial;
......• Custos;
......• Compensado.
- PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO - PCASP
- AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL.
- RECEITA PÚBLICA
......• Orçamentária;
......• Extra Orçamentária;
......• Processamento da Receita;
......• Lançamentos;
......• Dívida Ativa;
......• Manuais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – 5ª EDIÇÃO (Revisada).
- DESPESA PÚBLICA
......• Orçamentária;
......• Extra Orçamentária;
......• Processamento da Despesa;
......• Estágios;
......• Restos a Pagar;
......• Despesas de exercícios anteriores;
......• Manuais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – 5ª EDIÇÃO (Revisada).
- NOVOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS
- CLASSIFICAÇÃO: Bens de Consumo x Bens Permanentes.
- AS NBC TSP 16 - NORMAS BRASILIERAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO:
• Depreciação, amortização, exaustão;
• Avaliação, reavaliação, redução ao valor recuperável;
• A melhor técnica para implementação;
• Registro dos Atos Potenciais: CONTRATOS e sua execução;
• Provisões (13º, 1/3 constitucional, etc.).
Instrutor
Administrador Público (FGV/SP); Pós-graduado Gerente de Cidades (FAAP/SP); Mestre em Administração Gerencial. Foi Secretário Municipal de Administração, e Superintende de Autarquia de Saneamento em Amparo/SP. Foi Secretário Municipal da Fazenda e Controlador Geral do Município de Paranaguá-PR. Foi também Examinador do Prêmio Nacional de Qualidade na Gestão Pública – PQGF. Professor da ESAF/RS – Escola de Administração Fazendária, da FAZESP – Escola Fazendária do Governo do Estado de São Paulo e do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal. Ministra cursos e treinamentos por todo o País para servidores públicos de órgãos das três esferas de governo. Assessor e Consultor que tem realizado diversos trabalhos de Consultorias para órgãos públicos. Professor do iSata.
Ricardo Bulgari
Formação em Administração Pública (FGV/SP); pós-graduação em Gerência de Cidades (FAAP/SP); mestrado em Administração Gerencial.
Foi Secretário Municipal de Administração e Superintendente de Autarquia de Saneamento em Amparo/SP; Secretário Municipal da Fazenda e Controlador Geral do Município de Paranaguá/PR. Foi também Examinador do Prêmio Nacional de Qualidade na Gestão Pública – PQGF e Professor da ESAF/RS – Escola de Administração Fazendária, da FAZESP – Escola Fazendária do Governo do Estado de São Paulo e do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal.
SMARAPD
Quinta-feira
Dia 28 de Abril de 2016
8 horas | Das 8h às 12h e das 13h30 às 18h
R$ 600,00 (seiscentos reais). No investimento acima estão inclusas as despesas com: coffee break, almoço e todo o material de apoio.
Veja ao lado as perguntas
frequentes a respeito dos
serviços da SMARAPD.
Não, os treinamentos poderão ser realizados tanto na sede da SMARAPD como em clientes ou até mesmo em instituições parceiras, tais como USCS (Universidade de São Caetano do Sul).
Sim, o desconto sempre é concedido baseando-se no número de funcionários que irão fazer o treinamento. Para saber qual é a faixa de desconto de cada treinamento ligue para (16) 211-9854.
Para cada treinamento é emitida uma Nota Fiscal Eletrônica, que é enviada a um e-mail previamente cadastrado em nosso sistema pelo setor Administrativo Financeiro. Caso este e-mail não esteja em nosso banco de dados, será cadastrado o e-mail sugerido pelo participante.
Não, o foco principal de fato são os sistemas porém muitos treinamentos são realizados com o intuito de disseminar o conhecimento em regra de negócio, alguns treinamentos que temos no nosso portfólio são, Gestão de Custos, Pregão, NBCASP, Desfazimento de Bens Patrimoniais, Formação e Controle Interno em Órgãos Públicos. Faça sua sugestão do treinamento que você quer assistir através do e-mail treinamentos@smarapd.com.br.
Sim, temos alguns Hotéis parceiros que concedem descontos para clientes da SMARAPD e ficam próximos da nossa sede, são eles Dan Inn Hotel Rib.Preto Fone: (16) 3605-1500 Rua: Cel. Luiz da Cunha, 404 e também o Prince Hotel: Fone: (16) 2133-7600 Rua: Augusto Severo, 154.
Sim, o Setor de treinamentos fará uma análise da necessidade do cliente e criará um cronograma personalizado com o intuito de atender as demandas informadas, porém esse conograma deverá ser aprovado pelo cliente e pelo coordenador do sistema.
Por conta da alta demanda de solicitações de treinamentos nos módulos dos sistemas, pedimos que o cliente comunique a necessidade do mesmo com um antecedência mínima de 20 dias, pois precisamos analisar o cronograma de atividades dos técnicos, preparar a proposta de treinamento e imprimir todo o material didático a ser utilizado, por isso esse prazo mínimo é fundamental.