Novembro Azul: a importância da prevenção

Exames de rotina e acompanhamento da saúde são fundamentais.

Você sabia que no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca)?

O Inca afirma também que o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

O mês de novembro é dedicado ao assunto, alertando e orientando a população em geral sobre sintomas, cuidados e rotinas.

Você sabia também que a Campanha Novembro Azul surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina ?

Pois é! O grupo realizava ações e o que arrecadava, era doado às instituições de caridade. Com o sucesso do movimento, em 2004 foi criada a Movember Foundation Charity, sendo Movember a junção de Moustache (bigode) com November (novembro).

No Brasil, a Campanha foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.

O câncer de próstata é assintomático no início, o que torna a prevenção muito importante. Vale lembrar que o exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos 45 anos de idade.

A cada ano o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, diminui.

Fazer exames de rotina e lidar com o auto cuidado de uma forma madura é uma obrigação de todos aqueles que prezam pela própria saúde. Converse com o seu médico e se informe!

Comentários