SMAR APD passa por auditoria da certificação FSC

SMAR APD passa por auditoria da certificação FSC

O procedimento verifica a conformidade da empresa com os requisitos aplicáveis às normas

No início do mês de junho recebemos a auditora Cleusa Matos, que visitou a SMAR APD para a auditoria periódica do FSC. O procedimento é uma avaliação presencial, baseada no documento Plano de Auditoria, que garante a permanência da certificação, caso haja conformidade.

“A auditoria FSC baseada em SCoC (Chain of Custody) verifica se a SMAR APD está implementando corretamente os procedimentos e controles necessários para garantir a rastreabilidade dos produtos florestais certificados (papel) ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Isso inclui desde a origem da matéria-prima, passando pelo processamento e fabricação, até o ponto de venda final que no caso da SMAR APD são os documentos impressos na área de Dados Variáveis.”, explicou Leonardo Baruco, Coordenador P&PD e responsável pela Gestão e Implementação da SCoCS.

O Plano de Auditoria define a sequência das áreas que serão visitadas, as evidências que serão solicitadas e os documentos comprobatórios do cumprimento das normas e da cadeia de custódia a qual a empresa faz parte.

Segundo Baruco, durante o procedimento são realizadas amostras a documentos de compra, venda, recebimento, expedição, usos de aprovações de logo do FSC, registos de formação, balanços de material e resumos anuais, e outros registos relevantes.

Representantes das áreas avaliadas estiveram presentes acompanhando a auditora, entre eles Donisete Oliveira, Fabiana Dacanal, Juliana Teles, Viviane Moraes, Mateus Mancine e Luciano Lemes.

O que é FSC?

O FSC é uma organização não governamental independente e sem fins lucrativos, tendo como missão apoiar o manejo economicamente viável, socialmente benéfico e ambientalmente adequado das florestas do planeta.

Através de seu sistema de certificação, o selo FSC reconhece a produção responsável de produtos florestais, permitindo que os consumidores e as empresas tomem decisões conscientes de compra, beneficiando as pessoas e o ambiente, bem como agregando valor aos negócios.

A SMAR APD adota o Sistema de Transferência, normas da cadeia de custódia exigem que a matéria prima e o produto certificado tenham rigorosos procedimentos de segregação, identificação, controle e registro.

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