Vila Velha (ES) lidera ranking nacional de transparência fiscal com apoio de sistema especializado

Vila Velha (ES) lidera ranking nacional de transparência fiscal com apoio de sistema especializado

Município capixaba conquista o 1º lugar em qualidade da informação contábil e fiscal. Solução da SMAR APD foi decisiva para garantir consistência, rastreabilidade e confiabilidade na gestão pública.

Vila Velha (ES), cliente da SMAR APD, alcançou o 1º lugar no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, excluindo capitais. O reconhecimento marca uma virada na gestão fiscal da cidade, que em 2020 ocupava a 5.445ª posição.

Por trás dessa conquista está a adoção de sistemas especializados em gestão pública desenvolvidos pela empresa SMAR APD, que atua há mais de quatro décadas no setor. A tecnologia foi decisiva para garantir consistência, rastreabilidade e conformidade na entrega dos dados fiscais ao Tesouro Nacional.

A tecnologia permitiu à prefeitura automatizar processos contábeis, garantir conformidade com as normas do Tesouro Nacional e integrar diferentes áreas da administração — como orçamento, contabilidade e controle interno.

“A transparência fiscal exige mais do que organização: ela depende de sistemas que assegurem consistência, rastreabilidade e entrega dentro dos prazos. O papel da tecnologia é estruturar esse processo para que os dados públicos sejam confiáveis e acessíveis. Em Vila Velha, o sistema atua como uma espinha dorsal da gestão fiscal — conectando áreas, validando informações em tempo real e permitindo que o município cumpra rigorosamente as exigências legais”, explica Manoel Ribeiro, gerente de software.

Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, os dados enviados por Vila Velha foram considerados 100% consistentes, contribuindo diretamente para o Balanço do Setor Público Nacional (BSPN), utilizado em políticas públicas e estudos econômicos. A conquista também fortalece a capacidade da cidade de acessar financiamentos federais e ampliar a previsibilidade orçamentária.

“Esse tipo de resultado é replicável. O que vimos em Vila Velha pode ser adotado por outros municípios, desde que haja comprometimento da gestão, transparênia com os órgãos de contole e prestação de contas aliado a uma infraestrutura tecnológica que dê suporte à equipe técnica. A tecnologia, quando bem aplicada, transforma a relação entre governo e sociedade”, conclui Manoel.

A SMAR APD atua como fornecedora dos softwares de gestão de contabilidade pública, gestão de compras e patrimônio, gestão tributária e de folha de pagamento e recusos humanos. O município é cliente desde 2019.

Comentários