Workshop SMARrh reuniu 150 servidores da prefeitura de Ribeirão Preto

Workshop SMARrh reuniu 150 servidores da prefeitura de Ribeirão Preto

Caio Augusto Campos Gentil, Diretor do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Ribeirão Preto, falou para a News Universo sobre a nova solução para processamento da folha de pagamento, bem como para a gestão e operação dos assuntos relacionados aos Recursos Humanos e que conta com a tecnologia do SMARrh.

No dia 17 de agosto, os times do SMARrh, Projetos de Implantação, P&D, Comercial, RH e MKT da SMAR APD receberam mais de 150 servidores públicos municipais de Ribeirão Preto para apresentar as funcionalidades do sistema que será disponibilizado aos servidores de Ribeirão. O encontro foi realizado no Teatro Municipal de Ribeirão Preto.

A apresentação também serviu para responder às dúvidas sobre este momento de migração para o sistema da SMAR APD.

O workshop foi conduzido por Antônio Puças, coordenador do SMARrh, e contou também com a presença do Secretário de Administração, Ricardo Fernandes de Abreu.

Confira na íntegra a entrevista concedida por Caio Augusto Campos Gentil, Diretor do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Ribeirão Preto:

Universo: Como a Gestão Pública mais moderna impacta na vida do servidor e quanto na vida do cidadão?

Caio: A gestão atual trouxe essa proposta de modernização e automatização. É uma mudança essencial: a cada ano que passa, a cada geração que passa, vem exigindo de todos, não só dentro de uma organização, pública ou privada, mas na vida pessoal.

A automatização de processos é de extrema importância para acompanhar o ritmo das mudanças. Um ambiente de comunicação rápida, precisa de um sistema que suporte o levantamento e a consolidação de forma também rápida da sociedade atual. São novas demandas e não podemos ficar obsoletos.

Vamos caminhar de um sistema que atualmente precisa de um trabalho bastante árduo e manual para um sistema que possa nos fornecer informações automatizadas, de forma rápida e segura. De um sistema atual que exige levantamento, conferências e checagens de forma manual, para um que traga isso de forma mais otimizada.

Com inovação e tecnologia, pensando num cenário futuro, conseguiremos ter mais eficiência, muito mais agilidade, num ambiente que possa diminuir incertezas e contribuir para um clima organizacional melhor como um todo.

A Prefeitura de Ribeirão Preto é uma municipalidade peculiar, com uma história rica e com um legado que às vezes não está num sistema, está com um servidor, que realiza esse processo há anos, e história acaba se perdendo quando há uma nova forma dessa informação ser administrada.

A tecnologia vai possibilitar que a história não se perca. Vamos pegar essa história, transformar em números binários e colocar no sistema. Esse é o desafio, mas também um grande avanço, para garantir a efetividade e continuidade de um serviço, atendendo aos princípios legais da administração pública, respeitando as particularidades e necessidades das diversas secretarias.

Não é mudar por mudar. É uma mudança necessária, para ser atual e atender da melhor forma o servidor.

É desafiador, teremos um trabalho de capacitação, de replicação desses conhecimentos, mas que é absolutamente necessário para esse futuro que estamos orientados.

Vamos empoderar as pessoas para que elas possam subsidiar seus secretários, seus líderes, a tomar decisões com base em informações, em relatórios, em indicadores, de forma totalmente customizada para as necessidades de cada secretaria.

Universo: Por que buscar uma empresa, uma ferramenta do mercado?

Caio: Quando a gente fala de inovação e tecnologia para a gestão pública, a gente encontra obstáculos da burocracia, seja orçamentária, ou outras limitações, que dependem de muitos poucos profissionais. A opção por buscar uma ferramenta, um parceiro no mercado, é trazer algo de ponta, que muitas vezes a municipalidade não consegue desenvolver ou acompanhar as inovações que o mercado tecnológico vive a cada minuto.

Um técnico de TI da esfera publica não pode viver apagando incêndios, atuando nas emergências. Onde fica o planejamento, onde fica o tempo para buscar e desenvolver inovações? É esse cenário que queremos melhorar com esse novo sistema, com uma empresa de mercado pode trazer essa atualização.

Precisamos pensar a administração pública com essa visão de futuro, precisamos buscar a inovação e adequação tecnológica.

O objetivo de trazer essas ferramentas com integrações, de forma automática, nos traz essa segurança de minimizar erros humanos, que são passiveis de acontecer e é natural, e trazer para o servidor uma qualidade de vida e para quem se beneficia, trazer transparência e confiança.

Universo: Qual a expectativa a partir de agora, com o início da implantação?

Caio: A nossa expectativa inicial é trazer essa otimização do serviço, a agilidade necessária para responder questionamentos, informações para lideranças tomarem decisões, qualidade de vida para o servidor, com um processo menos sobrecarregado, com a tecnologia, trazer para o ambiente de trabalho uma satisfação em trabalhar, reviver um prazer de realizar o trabalho.

A tecnologia vai ajudar de forma direta quem opera e usa o sistema e também quem necessita da informação, agilidade e confiança.

Nós temos uma equipe para apoiar e ajudar nesse momento, nessa transição, e um suporte do parceiro para atender essa demanda durante essa implantação, visando mitigar estresse e desconfortos que possam aparecer. Queremos trabalhar de forma preventiva e não reativa, evitar retrabalhos. Esse é o nosso papel e da equipe da prefeitura de Ribeirão dessa gestão.

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